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Como Criar um Site para Medicina Alternativa

6 de maio de 2024

Como Criar um Site para Medicina Alternativa?

Medicina alternativa. Este é um tema que viu um crescimento tremendo nos últimos anos. Encarar os seres humanos em várias esferas, holisticamente, é algo que fascina as pessoas. Se você é um profissional em qualquer terapia de medicina alternativa, você sabe do que estou falando. Mas esse aumento de interesse trouxe desafios para os profissionais se destacarem. Portanto, uma estratégia de marketing digital para medicina alternativa é essencial.

De acordo com dados do Google, mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas mensalmente, apenas na área da saúde. O número é impressionante. No caso da medicina alternativa, ainda há muitas áreas inexploradas, com usuários ávidos por informações de qualidade.

Isso traz novos clientes?

Pense comigo. Você está procurando uma solução para uma torneira vazando em sua casa. Você pesquisa no Google como consertar e encontra um vídeo ou artigo.
Neste vídeo é sugerido um produto para fazer o reparo. Qual a chance de você usar este produto? Quase 100%.
Esse é o poder do Google. Ele conecta pessoas com dúvidas a quem pode respondê-las.

Para se destacar entre bilhões de pesquisas, o profissional de medicina alternativa precisa ser uma referência em sua área de atuação.

Crie sua própria imagem
O terapeuta, consultor, psicólogo ou profissional holístico precisa ser encontrado, ter um site próprio e construir sua própria imagem.

Mas eu tenho uma página no Facebook!

Não construa nada em terreno alugado. Os usuários que curtiram sua página são do Facebook, não seus. Uma simples mudança na estrutura dele (algoritmo) pode fazer com que você não consiga mais alcançar as pessoas que curtiram sua página.
Um site é seu endereço, sua “sala comercial” na internet.
O site deve apresentar o profissional como autoridade no assunto. Para isso, devem-se criar estratégias de marketing para posicionar o site e apresentar o diferencial e a competência do profissional ou da clínica.

Os principais métodos praticados na medicina alternativa são:

Homeopatia
Fitoterapia
Auriculoterapia
Acupuntura
Shiatsu
Aromaterapia
Reiki
Massoterapia
Yoga
Quiropraxia
Reflexologia
Canabidiol
Terapeuta holístico

Com tantas categorias, é fundamental que o profissional limite seu campo de atuação. Dessa forma, você pode impactar de forma mais direta as pessoas que realmente estão procurando o que você pode oferecer.
A partir da definição dessa imagem, o profissional vai criar a persona do seu negócio e desenvolver o site voltado para ela.

Quem quer entender de tudo, não é especialista em nada!

Desenvolva um site responsivo (Mobile)
Mais da metade dos acessos à internet em todo o mundo são feitos por meio de celulares ou tablets. É impossível não levar isso em consideração ao construir um site.

Para isso, a navegação deve ser intuitiva e fácil. O site precisa ter um design responsivo para todos os dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Este é um pré-requisito essencial para garantir uma boa experiência de uso do site. Se no mundo todo, 50% dos acessos são feitos via celular, no Brasil esse número sobe para 92%!

No site, o profissional divulga os principais serviços, apresenta seu trabalho, compartilha novidades sobre seu nicho de atuação, divulga convênios e parcerias e se conecta diretamente com seu público-alvo. Ele precisa estar disponível para todos os tipos de dispositivos.
Se uma pessoa acessa o site e ele, por algum motivo, não abre, você pode estar perdendo um cliente!
No caso do marketing digital para medicina alternativa, você pode perder um cliente, que pode acabar indo para a concorrência ou que pode não procurar por você novamente.

Pesquisas mostram que 80% dos visitantes só acessam a primeira página dos sites. Portanto, é fundamental que todas as informações relevantes estejam presentes nessa página. O diferencial de um site com página única é que não há cliques. O visitante rola apenas uma página, enquanto todo o conteúdo surge na tela.

Mais de 50% das conversões, de contato com o profissional, acontecem apenas com a visita à primeira página de um site.

Conteúdo relevante

Além de um layout atraente e design responsivo, o site deve ter um conteúdo relevante, útil, qualificado e envolvente para que o visitante permaneça no site, leia e, quando solicitado, forneça informações como contato, e-mail, telefone.

A partir dessas informações, o profissional será capaz de estabelecer uma relação com seu visitante, transformá-lo em leads e conquistá-lo para se tornar cliente.

Através do marketing de conteúdo, é possível atrair potenciais clientes, ganhar sua confiança e direcioná-los até o momento da venda.

Sim. O que você oferece para as pessoas que acessam seu site? Apenas “propaganda”. Ninguém quer ver propaganda. As pessoas estão procurando soluções e é isso que você deve oferecer.
Pense comigo. Se alguém está procurando por: Benefícios da Acupuntura e encontra um conteúdo em seu site que fale sobre isso.
Eles lêem com atenção e, se estiverem inclinados a experimentar, vão te enviar um pedido de mais informações. Pronto, você gerou um Lead, que nada mais é do que alguém com interesse no que você produz ou vende.

É fundamental investir tempo em criar conteúdo de qualidade, utilizando técnicas de SEO para posicionar o site nas primeiras posições dos mecanismos de busca, principalmente o Google.

O conteúdo precisa ser informativo, com linguagem fácil e clara de ser compreendida pelos clientes/pacientes. É fundamental que o site esteja sempre atualizado, com publicações frequentes, informações qualificadas e atrativas. Esta é a forma mais eficaz de estabelecer uma comunicação contínua com seus leads e, ao mesmo tempo, otimizar as páginas para busca no Google.

Como o Google pode trazer novos clientes, através do seu site de medicina alternativa
Não adianta ter um site responsivo com conteúdo atraente, qualificado e relevante se ninguém o encontrar. Para resolver esse problema, o profissional deve investir em ferramentas do Google para impulsionar o site de medicina alternativa.
As principais ferramentas que trazem mais visitas ao site e promovem um bom posicionamento nos mecanismos de busca são o Google Adwords (busca paga) e o SEO (busca orgânica).

Para o Google Adwords, usamos dinheiro para comprar “posições” no Google. Você paga para que seu site apareça acima dos outros, para determinadas palavras-chave. As campanhas de marketing podem ser segmentadas por região, onde anúncios patrocinados sobre a sua empresa devem ser exibidos na primeira página do Google, a partir de buscas pelas palavras-chave específicas e serviços oferecidos pelo profissional.

Quando o visitante clica nesses anúncios, o link é direcionado para seu site ou uma página específica do site. Nestas páginas são exibidos dados relevantes que devem ser finalizados com algum incentivo apropriado, o Call-to-Action (chamada para ação).
Esta ação leva o visitante a fornecer informações sobre si mesmo e permite que o profissional entre em contato com o lead.
O Google Adwords é uma das formas mais rápidas de trazer o potencial cliente/paciente para o site de medicina alternativa.

Nesta ferramenta, é possível segmentar bastante o público por horário, localização geográfica, cidade, estado, bairro, país, entre outros.
É importante essa segmentação para que o profissional não desperdice dinheiro. Se o profissional atende em Brasília, não é inteligente exibir o anúncio para o país todo. Os cliques que essa campanha receber de outras cidades será um desperdício.
É possível também segmentar ainda por interesses, profissão, renda, idade e sexo.

O Google Adwords consegue perseguir exatamente seu público-alvo.

Já o SEO consiste em utilizar técnicas para que o site fique bem posicionado em determinadas buscas.
Por exemplo, se você trabalhar com a palavra-chave “Acupuntura em Campinas” e seu site estiver em primeiro, a tendência é que você receba a visita de muitas pessoas interessadas em seu serviço.

Os usuários da internet pesquisam informações com termos e palavras específicas. Muitos programas ajudam os sites a planejarem as palavras-chave atreladas ao nicho de atuação, à concorrência e à relevância dos termos a serem inseridos no conteúdo. Os principais são Google Adwords, Semrush e Keyworldtool.

Com a utilização de palavras-chave de bom ranqueamento e o uso de algumas técnicas do SEO como repetição da palavra-chave, uso no subtítulo, frases até 20 palavras, indexação de URL, entre outras, é possível que o site apareça nos resultados das pesquisas, principalmente no Google.

O Google é o principal mecanismo de busca no Brasil, respondendo por cerca de 80% das pesquisas realizadas no país.

As regras do CFM e as redes sociais

Além de um site responsivo, otimizado e com conteúdo de qualidade, o profissional de medicina alternativa precisa se comunicar com seu público por meio das redes sociais.
É uma comunicação complementar mais rápida, humana e direcionada.
Nas redes sociais, grande parte da atenção dos usuários da internet está concentrada, certo? Quem nunca passou muito tempo no Facebook ou no Instagram?

Neste momento, o usuário está mais suscetível a ler ou assistir vídeos. Isso é ainda mais importante na medicina alternativa, que gera uma enorme curiosidade nas pessoas.
O profissional deve elaborar uma estratégia e um planejamento direcionado exclusivamente para as redes sociais. É importante escolher em quais mídias sociais o profissional ou a clínica estará presente.
Do Instagram ao LinkedIn, do Twitter ao WhatsApp. Não há necessidade de estar em todas.

Dê preferência às redes sociais, onde sua marca irá fortalecer a credibilidade, o reconhecimento e a fidelidade entre seus pacientes.

Independentemente das mídias sociais selecionadas, o profissional precisa levar em consideração as regras e questões éticas que regem as questões de publicidade médica, que constam no CFM (Conselho Federal de Medicina).
Essas normas e diretrizes do CFM visam impedir a autopromoção, o sensacionalismo e a mercantilização do serviço médico e devem ser utilizadas na prática do marketing digital.

Seja qual for a categoria de medicina alternativa que o profissional pratique: acupuntura, shiatsu, Reiki, massoterapia, homeopatia, entre outros, é fundamental pensar em formas de impactar de forma inteligente as pessoas.
Conteúdo relevante, ajudando as pessoas, é a chave. Fora isso, apenas propagandas irão apenas irritar as pessoas que te seguem ou buscam mais informações.

Primeiro entenda e ajude, depois venda!
Se você tem interesse em criar um site para seu consultório em uma dessas categorias de medicina alternativa, solicite um orçamento sem compromisso conosco. Basta preencher o formulário abaixo, e vamos oferecer o melhor atendimento de acordo com suas necessidades!

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